Foi Feitiço...

quarta-feira, setembro 29, 2010

Novo Projecto: "Piratinhas Navegantes ..."

No passado mês de Março, nasceu um novo projecto: "Piratinhas navegantes e a caravela pedagógica".
Trata-se de um manual pré-escolar, destinado a crianças entre os 5 e os 6 anos, que através de uma história, propõe, actividades temáticas dentro das áreas curriculares para o pré-escolar.

Sinopse
Assim, temos personagens que interagem com a criança: Piratinha Poeta, que apresenta o jardim das letras, motivando a descoberta das rimas, lengalengas e a sonoridade de cada flor do alfabeto; Piratinha Pitágoras, que fomenta a exploração do sentido do nº, através das viagens fantásticas no comboio numérico; Piratinha Quadradinho, que passeia na ilha geométrica e explora a estruturação espacial, conhecendo cada figura geométrica e os seus segredos; Piratinha Vang Gohg, que através da sua sensibilidade explora cores, visita museus e procura a cultura portuguesa e o seu passado.
Mas para fomentar com alegria todas estas actividades lúdica, temos o Capitão Sabichão, que provoca a curiosidade dos pequenos piratas, e para isso, motiva a viagem...na Caravela Pedagógica.

Este projecto nasce com o apoio da editora Euroimpala. Não será com certeza receitas pré-cozinhadas o que se propõe neste manual, mas sim, uma linha orientadora, onde cada Educador de Infância terá total disponibilidade para gerir o seu currículo e o seu uso.

Concurso "Conta-nos uma história" DGIDC

O Feitiço da Birra
Colégio da Trofa Pré-Escolar Rosalinda Carvalho CT

"O trabalho foi realizado com todo o grupo dos 5 anos, do Colégio da Trofa, começou-se pela escolha da história, posteriormente foi efectuada a divisão de tarefas com a distribuição das várias personangens, ficou decidido que quem não tivesse diálogos iria cantar no final do conto. Procedeu-se à gravação do áudio e às constatntes repetições para ficar perfeito. No final um grupo elaborou o desenho que representa o trabalho produzido e procedeu-se a edição do áudio. Como conclusão, posso afirmar que este projecto foi bastante interessante e pretende-se repetir a experiência."

file://http://historias.dgidc.min-edu.pt/2010/06/25/o-feitico-da-birra/

Tipo de História: Conto

Acerca
Fev 23rd, 2010 by podcast

O Concurso “Conta-nos uma história!” foi promovido, no ano lectivo 2009/2010, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) com o objectivo de fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio.

Poderá encontrar neste local os trabalhos submetidos no âmbito deste concurso.

Poderá encontrar mais informações sobre o concurso aqui.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Voando num balão colorido...


Queridos colegas e amigos...


Voar num balão de ar, sobe devagar mas... disfrutamos de uma visão tão bela, quase celestial!

Confesso que é assim que eu me sinto!


Sabiam que esta aventura "O Feitiço da Birra", já vai na sua segunda Edição?

É verdade! O livro está maior e abraçou uma nova editora: Trampolim Editores. Podem espreitar o site: http://www.trampolimedicoes.pt/ .


Aconteça o que acontecer...as bases nunca serão esquecidas, por isso à Pé-de-Página Editores...um muito obrigada, do fundo do coração!


No mês de Julho de 2009, este projecto também foi contemplado no Plano Nacional de Leitura PNL / Ler+. Está incluído na lista dos livros recomendados para o JI´s e Eb1 no projecto da cidadania.
Por isso acredito e quero continuar esta viagem encantadora no colorido balão de ar...devagar, com cuidado, mas disfrutando da alegria de ter a amizade e o amor como companhia.
Venham comigo também...

Fomentar a leitura nas escolas e JI´s

Os encontros entre Fadas e Príncipes:

Todas as visitas às escolas que entretanto efectuei, são de uma aprendizagem única enquanto autora. A forma como as crianças reagem ao conto, a forma como observam e escutam cada palavra...é extremamente gratificante. Estes príncipes são genuínos, por isso o contacto directo com os pequenos leitores é algo que transcede a emoção. Muitas vezes dou por mim a vivenciar a própria história, porque existe sempre um "Gonçalo", as fadas, a Carlota...e o resultado final é a alegria, os sorrisos sinceros destes seres transparentes que a vida contemplou: AS CRIANÇAS.




Vila Natal - Montelavar


Estávamos em pleno mês de Dezembro de 2008, quando finalmente apresentei este nosso projecto, "O Feitiço da Birra", na minha terra natal: MONTELAVAR/SINTRA.
O encontro teve lugar, na bonita casa: Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense, edifício este que me traz gigantescas recordações maravilhosas.
Foi aqui que iniciei a minha formação músical, foi aqui que aprendi o sentido da amizade e união e foi aqui que conheci o meu marido...obrigada, muito obrigada MONTELAVAR!
Para a querida amiga Drª Lina Andrês, presidente da Junta de freguesia de Montelavar, votos de muitas felicidades e felicito-a pelas excelentes actividades culturais e não só, por vós desenvolvidas.
Bem hajam

quarta-feira, setembro 15, 2010

A "Família Real" do meu Castelo, em Mafra.

Olá Amiguinhos,

querem conhecer a minha família? Pois aqui estão!

Dom António Rodrigues e princesa Maria Inês.